INPE

INPE

Primeira plataforma de pesquisas do Brasil no centro da Antártica, o módulo científico Criosfera é alimentado por aerogeradores da Energia Pura
 
A possibilidade de acompanhar as variações dos parametros atmosféricos de forma ininterrupta é um fator chave para melhor entender as mudanças climáticas na Antártica. Atualmente existem diversas estações científicas onde são realizadas medidas dos parâmetros fisioquímicos e meteorológicos durante o inverno e o verão, entretanto, a maioria destas estações está localizada na borda do continente Antártico.
 
No verão 2011/2012, o módulo de pesquisas Criosfera 1(Figura 1) foi instalado no centro-oeste do continente antártico nas coordenadas 84º,00’ S; 79º,30’ e elevação 1200 m. Apenas como termo de comparação, este ponto geográfico esta localizado a aproximadamente a 2500 Km ao sul da Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz e a 670 Km do polo sul geográfico.
 
O Criosfera 1 se encontra em operação desde o dia de sua inauguração 12 de janeiro de 2012. Esta nova plataforma científica usa apenas o sol e o vento para suprir a energia necessária aos equipamentos de pesquisa atmosférica, instrumentação meteorológica, assim como aos sistemas de armazenamento e de transmissão de dados.
 
Site Oficial do Criosfera: inpe.br/crs/pan/pesquisas/criosfera.php
 
UOL Notícias: Módulo brasileiro Criosfera 1 é inaugurado na Antártica
  
Ciência Hoje: Brasil no continente gelado
 

Confira este e outros clientes navegando no mapa abaixo

Veja abaixo os equipamentos instalados nesse projeto

Desenvolvimento e Criação de sites: Criação de Sites - Artweb